Esse coletivo busca diretoras de fotografia por todo Brasil




Em 2015, 38% dos filmes suecos foram dirigidos por mulheres. No Brasil, segundo dados da Ancine, apenas 19% das obras registradas em 2015 foram dirigidas por mulheres. Além disso, no Brasil, segundo estudos do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da UERJ), somente 3% dos diretores dos filmes de maior bilheteria da última década são negros. Não há mulheres negras nesses 3%.

Como uma alternativa feita para somar na mudança dessa realidade, nasceu o Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil. Formado por mulheres (cis e trans) e homens trans que compõe as equipes de Direção Fotográfica do audiovisual no Brasil, o coletivo busca novos nomes para compor sua lista de profissionais, que fica aberta no site da iniciativa e é divulgada para aumentar as chances de contratação do mercado.

“Temos consciência de que a direção de fotografia é um trabalho feito coletivamente, enriquecido pelo talento e subjetividade de cada pessoa da equipe. Por isso, estamos abrindo o site para todxs xs outrxs profissionais (assistentes, eletricistas, maquinistas, coloristas, cinegrafistas, etc.) incluírem também suas bios e contatos. Aos poucos vamos divulgar esses dados, divididos por cidade e função.”

Se você fizer parte desse grupo de profissionais e deseja fazer parte do coletivo, entre em contato através do e-mail coletivodafb@gmail.com. Você pode acompanhar também através do Facebook.

A intenção é completar o site para que ele sirva como catálogo aberto para o mercado ter a consciência e dimensão de que as mulheres existem e trabalham.

The post Esse coletivo busca diretoras de fotografia por todo Brasil appeared first on IdeaFixa.

…[+]

Leia o post original e completo em: Ideafixa