A superfície diversa de Marte em mais de mil novas imagens liberadas pela NASA




Um Mars Reconnaissance Orbiter foi lançado no espaço em 2055 e, desde aquele ano, ele gira em torno do planeta fotografando tudo. Essa sonda norte-americana tem como finalidade procurar água no planeta vermelho e todos os meses ela envia lotes fotográficos para análise.

Este lote em especial (lote-1035) mostra que a geometria de nosso planeta e Marte se alinharam perfeitamente e em maio, Marte e o sol estavam em lados opostos em nosso céu, o que foi importante para uma clara comunicação entre nós e Marte, mesmo que por poucas semanas.

As vistas desobstruídas coincidiram com o equinócio de Marte – momento em que o sol brilha diretamente obre o equador do planeta -, fornecendo para nós imagens claras do planeta. O resto do ano por lá tudo é escuridão.

As imagens divulgadas são um espetáculo de padrões. Os terrenos encontrados incluem dunas e crateras que vistas do alto podem ser confundidas com obras de arte abstrata. As novas fotos significam para a NASA uma nova possibilidade de mapeamento para locais de pouso em potencial no futuro. Aqui você vê o catálogo completo de imagens.

|via

The post A superfície diversa de Marte em mais de mil novas imagens liberadas pela NASA appeared first on IdeaFixa.

…[+]

Leia o post original e completo em: Ideafixa